Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Como se organizar para ter um ano mais produtivo?

Yasmin Freitas
29 de dezembro de 2021

É muito comum para o brasileiro chegar no fim do ano cansado, mas cheio de expectativas para o próximo ano. Se você não é assim, certamente conhece alguém que seja. Outra pergunta que ecoa na cabeça de muitas pessoas é “Como ter um ano mais produtivo?”. Para quem está cansado de fazer metas e não conseguir cumpri-las, o Hyper English preparou este artigo partindo do básico necessário para ter uma vida mais produtiva e satisfatória, seja no trabalho ou nos estudos. Preste bastante atenção nas dicas e depois nos conte se deu certo, combinado?!

É possível ter um ano mais produtivo?

Por quê?

Ter um ano mais produtivo significa usar melhor o tempo. E isso não significa se esquecer do lazer e do descanso. Se dedicar a ter um novo ano com mais organização e determinação é uma meta alcançável e acessível. Afinal, você não precisará despender-se, necessariamente, de dinheiro. Dá para começar a investir na sua produtividade trabalhando com o que já tem: sua força, experiência e, agora, foco.

Quando?

A partir de agora enquanto lê este artigo. Meta de ano novo boa é aquela que pode ser iniciada a qualquer momento. Caso esteja de recesso ou férias, aproveite o tempo para anotar as dicas que traremos mais à frente. Para aqueles que já estão no batente, não há preocupações! Seu ano mais produtivo pode começar ao final deste artigo, seja você um trabalhador ou estudante.

Benefícios

Administrar bem o tempo proporciona um trabalho bem feito, estudar aquilo que se tem vontade e tirar bastante tempo livre para lazer, família e realizações pessoais. A vida não deve ser apenas trabalho ou estudos, e um ano mais produtivo, por mais contraditório que pareça, significa abrir os horizontes para novas possibilidades. Se encontrar em uma rotina, organizar as tarefas, se dedicar nos seus melhores horários e outras dicas vão compor seu guia básico a partir de agora. Leia com atenção!

Planejamento para começar um ano mais produtivo

Homem branco e loiro, de cabelos curtos, vestindo um terno, coloca seus pés sobre uma mesa de escritório e faz um movimento de quem diz “arrasei!”. Uma ótima maneira de começar um ano mais produtivo.

Cuide da quantidade de tarefas

Liste todas as suas tarefas e qual é a ordem de prioridade delas. Faça isso com as delegações do dia, da semana e, se possível, com as principais do mês. Não tente fazer tudo de uma vez só! Dedique um tempo exclusivo para cada e veja como o resultado será bem mais assertivo. Para um ano mais produtivo, seja no trabalho ou nos estudos, é importante anotar as tarefas e deixar sua mente livre para o objetivo da vez.

Identifique seus melhores horários

A gente não é produtivo o tempo todo – e nem precisa ser, viu? Esperamos muito que seu trabalho também reconheça isso! Comece a colocar na sua rotina, aos poucos, a realização de tarefas mais complexas nos seus melhores horários. Naqueles em que o cansaço impera, se você não puder descansar, use sua energia para o que tem de mais simples e rápido. A organização de tarefas citada no tópico anterior, alinhada ao levantamento dos horários que você mais está disposto, pode contribuir e muito para um ano mais produtivo.

Não seja escravo da sua agenda

Saiba o momento de tirar da sua fila aquilo que não dará para ser feito hoje. A antecedência é sua melhor amiga, mas nem sempre é possível agradá-la. Claro, é super importante respeitar os prazos de entrega. Entretanto, não adie cuidados médicos, atenção para suas demandas pessoais ou quaisquer outras coisas que considere importante por conta de uma agenda lotada. Algumas reuniões podem mudar de horário também, viu?

Saiba agilizar o dia a dia

Não ache que é possível guardar tudo na cabeça. Em longo prazo, isso pode até te adoecer. Busque ter um bloco de notas e um aplicativo organizador de tarefas sempre com você. Ter uma visão de tudo que precisa ser feito vai ajudar no seu ano mais produtivo.

Crie recompensas para si

Elabore objetivos de pequeno, médio e longo prazo. A partir do cumprimento dessas ações, recompense a si mesmo – com pequenas coisas. Um chocolate, uma ida a um show local ou outras formas de agradá-lo em função do seu próprio trabalho ou estudo. Cuidado! É preciso ter uma periodicidade entre as recompensas e senso daquilo que funciona. Quanto menor a gratificação, melhor você se sentirá, uma vez que não será preciso mexer muito nas suas finanças. São apenas pequenas lembranças de que você merece parar um pouco, afinal, seus objetivos estão sendo alcançados.

Forneça (muitos) cuidados à saúde

Um ano mais produtivo é o resultado de dias saudáveis. Não adianta apenas bater metas. É necessário visitar o médico regularmente, cuidar da saúde física e mental. Mesmo que você tenha diversas facetas e funções (trabalho, escola, família, amigos), tudo parte de um só lugar. Suas emoções refletem, sim, no seu trabalho. Portanto, crie um alerta de cuidado pessoal a todo instante, combinado?

Estude ou trabalhe em um lugar organizado

O profissional pode ser o mais produtivo possível. Se a empresa não compactuar com tal organização, não dará certo. Procure por espaços que facilitem seu dia a dia, por exemplo aqueles como sistema híbrido de trabalho ou 100% home office, onde você administra o tempo. Se não for possível, tente promover dentro do seu trabalho algumas conversas e ideias que venham a melhorar e dinamizar o trabalho diário.

A mesma sugestão serve para os estudos. Neste caso, ter uma instituição que forneça materiais e aulas de qualidade, pensadas no aluno, contribui muito. Na hora de aperfeiçoar seus conhecimentos, procure um espaço que também almeja um ano mais produtivo. E posso te contar um segredo? Nós, do Hyper English, amamos a organização. Mas já, já eu te conto melhor sobre isso, tá bom?

Respeite os seus limites

Todo dia há uma hora limite. Saiba encerrar e deixar o que restou para o outro dia. Não abuse da sua mente. Um profissional workaholic – viciado em trabalho – não costuma aproveitar o tempo dedicado. Essa é a exata diferença para o profissional produtivo. Veja, sim, o tempo passar e tire de cada momento, uma experiência. O stress, frustração e até aquele dia ruim são completamente normais e corriqueiros. Mas a diferença está naquilo que você consegue fazer nos dias bons. Seguindo nossas dicas até aqui, será possível ter um ano mais produtivo e saudável.

Como ter um ano mais produtivo nos estudos?

Não te contei que voltaria para falar da organização que nós amamos aqui no Hyper English? Pois é! Ter um ano mais produtivo não é só prioridade para quem está no mercado de trabalho. Como deixamos bem claro ao longo de todo o artigo, os estudantes também podem seguir cada dica dada para melhorar a rotina de estudos.

E sabe como o Hyper English te ajuda a ter um ano mais produtivo estudando inglês? Vou te contar: nós temos, em nossa plataforma, um plano de estudos totalmente personalizável para suas necessidades. Por lá, você define seu objetivo em aprender ou melhorar seu inglês, quais habilidades busca desenvolver, qual é seu nível no idioma hoje e onde quer chegar e muito mais.

Esse plano de estudos nos ajuda a entender o que falta para um ano mais produtivo no seu aprendizado. A partir disso, os professores desenvolvem um caminho ideal para o seu aprendizado.

Ficou muito interessado, né? Então não perca tempo! Venha testar por 10 dias grátis a nossa plataforma. Mas se já quiser começar os estudos ou tirar dúvidas extras, fale com a gente agora mesmo.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados