Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Não existe carteira de trabalho nos EUA. Entenda como funcionam as contratações!

Yasmin Freitas
21 de outubro de 2021

A carteira de trabalho nos EUA não existe como conhecemos aqui no Brasil. Com isso, não só as contratações são diferentes, mas também o modelo de pagamento e as leis que envolvem os direitos trabalhistas. Quer saber mais? Continue lendo este artigo! Entenda como funcionam as contratações. 

 

Não existe carteira de trabalho nos EUA, e agora?

Homem trabalhando sem carteira de trabalho nos EUA

 

Quando falamos que não existe carteira de trabalho nos EUA parece que a regulamentação é mais branda, concorda? A história não é bem essa. Nos EUA é comum que as relações de trabalho sejam reguladas por contratos. Ou seja, o empregador e empregado estabelecem um acordo. 

De modo mais amplo, a Lei de Padrões Justos de Trabalho (FLSA), sigla em inglês, concede direito aos estados para criarem suas leis específicas. Assim, quem trabalha na Flórida, por exemplo, pode obedecer a leis diferentes de quem trabalha em outro local, como Nova York. 

 

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho nos EUA é de 40 horas semanais, o que equivale a 8 horas por dia. Semelhante ao que ocorre no Brasil, os trabalhadores também têm direito ao cumprimento de horas extras. Estas, por sua vez, serão evidenciadas no somatório total da semana de trabalho.

 

Pagamento por horas

Homem jogando dólares para o ar

A falta da carteira de trabalho permite algo que não temos aqui no Brasil: a abertura das horas de trabalho. Enquanto aqui no Brasil temos o hábito de trabalhar e receber um salário “fixo mensal”, nos EUA isso é bem diferente. Cada trabalhador tem o direito de ajustar horas no local onde trabalha. 

Assim, o maior benefício é conquistar mais ganhos, considerando que não é todo salário que vem de uma única empresa, e acumular mais experiências, tendo em vista que é possível trabalhar em mais de um local por vez. 

 

Férias remuneradas

Aqui no Brasil, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo trabalhador tem direito às férias remuneradas com o período de afastamento igual a 30 dias. Por outro lado, na Flórida, por exemplo, não é assim. No Estado não existem leis que estabeleçam o período de férias como regra. Dessa maneira, novamente, o que for estabelecido em contrato passa a valer. 

 

Doenças

Outra oposição que também diz respeito à falta da carteira de trabalho nos EUA é o papel do empregador quando o empregado fica doente. No Brasil, as empresas continuam fazendo o pagamento dos dias durante a primeira quinzena de afastamento do empregado e a partir da segunda quinzena a responsabilidade recai sobre o INSS. Nos EUA isso não ocorre. Os empregadores não têm obrigação legal de remunerar os trabalhadores em caso de doença.

 

13º salário

Por incrível que pareça, nos EUA não existe 13º salário pela lei. O que normalmente ocorre no final do ano é o pagamento de um bônus, como se fosse uma espécie de gratificação, pelo desempenho do trabalho desempenhado pelo colaborador ao longo do ano. Mas isso não é válido como regra para todas as empresas. Dessa maneira, sem qualquer obrigação legal, o valor pode variar bastante. 

 

Demissão

A legislação trabalhista brasileira prevê uma série de direitos do trabalhador e deveres da empresa quando o assunto é demissão. Esse, no entanto, é outro fator diferente do que ocorre nos contratos de trabalho nos EUA. 

Você se recorda de alguma cena de filme em que o funcionário chega na empresa e é chamado na sala do chefe para ser demitido? Isso, sim, é bastante comum! Nos EUA não existe aviso prévio, fundo de garantia e tantas outras indenizações que são conhecidas aqui no Brasil. A única exceção encontra-se nos casos onde o trabalhador comprova que houve algum agravante por parte do empregador, como discriminação. 

 

Este conteúdo foi útil para você? Acesse a categoria de dicas aqui no blog do Hyper e veja outros artigos que podem ser do seu interesse! 

Tem vontade de trabalhar nos EUA? Navegue pela nossa plataforma e veja como podemos te ajudar a chegar mais longe! 

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados