Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Descubra como treinar a conversação em casa e deixe seu speaking afiado!

Yasmin Freitas
21 de outubro de 2021

Quantas vezes você já se pegou falando que entende o que está escrito em inglês, mas não sabe falar ou ler? Se muitas, este artigo é para você. O speaking é uma habilidade ativa que depende de outras que são passivas, como a memorização de palavras. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para que você consiga romper a insegurança e, assim, tenha melhor aproveitamento no seu aprendizado. Continue a leitura para entender como treinar a conversação em casa sozinho! 

Conversação em casa: como é possível treinar sozinho?

1- Comece perdendo a vergonha

Uma dica essencial sobre como treinar a conversação em casa é começar perdendo a vergonha. Tente lembrar a pronúncia das palavras, principalmente dos objetos que manuseia. Na hora do almoço, por exemplo, lembre-se que garfo é fork e faca é knife. Mantenha o hábito de falar as palavras em voz alta sempre que recordar como elas são pronunciadas em inglês. No princípio, não se cobre tanto, com o tempo você vai se aperfeiçoar! 

 

2- Consuma mais conteúdos em inglês

Gato estudando na internet

A pirâmide de aprendizagem é uma teoria defendida por William Glasser, psiquiatra norte-americano que se dedicou aos estudos sobre saúde mental. Esta, por sua vez, apresenta que nosso cérebro aprende informações da seguinte maneira: 

  • apenas lendo: 10%;
  • apenas ouvindo: 20%; 
  • assistindo vídeos ou observando algo: 30%
  • lendo e ouvindo: 50%;
  • conversando e debatendo sobre o assunto: 70%; 
  • escrevendo e praticando os aprendizados: 80%; 
  • ensinando alguém: 95%. 

Em vista disso, a maior vantagem de consumir mais conteúdos em inglês é favorecer, de fato, o aprendizado. Aliás, se for praticar a leitura, tente fazer isso em voz alta, ok? 

 

3- Pratique em frente ao espelho 

Agora, se você imagina que sua dificuldade seja com a reprodução dos sons, o espelho pode ser um grande aliado. Observe como seus lábios se mexem para a pronúncia e entonação de uma determinada palavra. Tente reproduzir todas as palavras que aprender em frente ao espelho, pois assim você irá encontrar o tom e a técnica necessária para chegar o mais próximo possível da pronúncia correta do termo em inglês. 

 

4- Treine as abreviações

As abreviações formam outro ponto muito comentado quando o assunto é como treinar a conversação em casa. Por vezes, na leitura de um texto você pode encontrar uma série de abreviações, como don’t, cause, you’re, entre outras. Nesse momento, o indicado é grifar estes termos e tentar pronunciá-los o mais rápido que conseguir. 

Em filmes e séries dificilmente você irá encontrar personagens que falam esses termos pausadamente. Por essa razão, treinar as abreviações é o desafio perfeito para se acostumar com a pronúncia rápida de determinadas palavras. 

 

5- Mande áudios em inglês para você mesmo 

Homem falando no gravador ''Hello, computer?"

Uma forma bem legal de entender seu progresso com o inglês é olhar para as dificuldades que você já teve no início do aprendizado. Por conta disso, uma boa prática é mandar áudios para você mesmo em inglês. Isso pode ser para lembrar uma tarefa que você precisa cumprir até um determinado dia, ou até mesmo, formar uma espécie de “diário” falado. Importante é não ter medo de errar. 

Busque começar por palavras mais simples, aquelas que você já sabe o significado. Depois de um tempo, passe para um conteúdo mais intermediário e assim sucessivamente de acordo com seu aprendizado da língua. 

 

6- Narre suas atividades em inglês 

Que tal narrar suas atividades cotidianas em inglês para você mesmo? Assim como enviar áudios para si mesmo é uma tarefa desafiadora, você pode falar tudo o que está fazendo no momento presente. Então, ao ler este texto você pode dizer: I’m reading an article from Hyper English. Essas pequenas atitudes podem aprimorar (e muito!) a sua conversação. Tenha o inglês como um meio e não como um fim.  

 

7- Frequente aulas de conversação de acordo com seu nível

Por fim, mas não menos importante, também é possível treinar a conversação em casa em aulas online! É fundamental que estas estejam de acordo com seu nível, assim você poderá auxiliar outros alunos e eles também poderão te dar aquela força quando precisar. Além disso, o professor também está presente nas aulas de conversação e ele irá te ajudar a lapidar alguns erros de pronúncia que são bem comuns de quando treinamos sozinhos.

Dessa maneira, mantendo o hábito de falar inglês sozinho e treinando junto com colegas, seu speaking terá tudo o que precisa para ficar perfeito.

 

Gostou deste conteúdo? Continue lendo mais artigos com dicas no nosso blog. Aproveite a oportunidade para entender como organizar uma rotina de estudos que funcione . Na nossa plataforma, oferecemos aulas de conversação de acordo com seu nível! Elas podem ser marcadas de acordo com a sua disponibilidade. Entre em contato com a gente para saber mais!

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados