Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Termos do mercado financeiro: vai investir? Antes, você precisa conhecê-los!

Yasmin Freitas
19 de novembro de 2021

Você sabia que os jovens estão investindo, cada vez mais, na bolsa de valores? E esse dado é brasileiro. Por muito tempo, o mercado de investimento não era tão acessível assim. Hoje, é possível aprender com canais no YouTube, podcasts e infoprodutos dedicados a quem quer mudar de vida nesse sentido. Por isso, nós, do Hyper English, queremos te ajudar nessa missão de aprender os termos do mercado financeiro em inglês. Afinal, eles estão presentes em diversas movimentações e plataformas de investimento. Fique bem atento, viu?

Por que conhecer melhor os termos do mercado financeiro?

 Um gif do comediante Dave Chappelle, homem negro de 48 anos, usando coroa de rei e óculos escuros. Em suas mãos, notas de dinheiro.

Conhecer os termos do mercado financeiro abre uma enorme janela para quem busca se aproximar das oportunidades. É claro que aqui no Brasil muitos desses jargões, tão comuns no dia a dia, já estão em português. Todavia, como algumas modalidades de investimento vêm do exterior, é muito comum encontrar termos do mercado financeiro em inglês. Mesmo com a volatilidade do mercado, você não quer deixar de investir por não entender a comunicação por trás, não é?

Hoje em dia, como dito acima, pessoas de todas as idades, mas com destaque aos jovens, podem começar com seus investimentos – mesmo que pequenos. Diariamente, estilos e possibilidades monetárias diferenciadas aparecem nas redes e especialistas correm para ensinar aos iniciantes por meio de seus canais de vídeo. É nessa hora que um breve conhecimento dos termos do mercado financeiro vão destacar a pessoa interessada. Isso porque os primeiros vídeos tutoriais que chegam são estrangeiros, e para não perder tempo na fila, o que se espera é que o investidor já comece a se preparar.

Resumindo a ópera, você precisará do inglês para entender termos do mercado financeiro e, claro, para investir corretamente. Ampliar seu conhecimento, garantir mais e contato com o mundo e expandir as possibilidades de investimento são benefícios certos. Já se convenceu que estamos, sim, tratando de um tema importantíssimo para sua vida daqui pra frente? Então vamos seguir com outras informações essenciais e, assim, chegaremos aos termos do mercado financeiro em inglês.

Os jovens estão se interessando mais em investir. E você?

Sim, é verdade, os jovens estão mais interessados no amplo mercado de investimento. Entretanto, você sabia que a Geração Z ainda deixa escapar alguns cuidados importantes? A falta de controle financeiro é uma das principais responsáveis por investimentos sem o retorno esperado. Ou por problemas mais pontuais do Brasil, como a falta de preparo para a aposentadoria.

Apesar da problemática, este artigo é para te inspirar a investir, viu? É preciso tomar cuidado com os erros habituais, estudar, conhecer os termos do mercado financeiro e começar com segurança.

O que leva um jovem a investir no mercado financeiro?

Jovem, de origem asiática e cabelos longos, faz uma dança enquanto notas de dinheiro voam em sua direção. Uma brincadeira em relação aos termos do mercado financeiro.

Saber onde investir é o segredo, seja você jovem, como apontam as pesquisas que evidenciam os novos investidores, ou se já percorreu bastante por essa estrada. O primeiro passo é saber controlar as finanças pessoais e, a partir disso, começar com os investimentos. Lembre-se de estudar os riscos e vantagens do mercado. Logo mais, ainda neste artigo, o Hyper já vai te dar uma grande ajuda com os termos do mercado financeiro em inglês. Já é um excelente pontapé! Então permaneça lendo, combinado?

Já ouviu falar no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais? É um conteúdo básico, mas de grande valor, disponibilizado gratuitamente pelo Banco Central do Brasil. Quer um norte para começar a investir? Te indicamos este breve manual. Para além dele, coloque em seu radar as seguintes modalidades de investimento ideais para iniciantes:

  • Cadernetas de poupança com rendimentos calculados pela SELIC. O valor é baixo, mas existem bancos digitais que oferecem uma gama de vantagens para você guardar seu dinheirinho e fazê-lo render mensalmente;
  • Tesouro Direto;
  • Clubes e fundos de investimento;
  • Presidência Privada (afinal, é necessário garantir sua aposentadoria, lembra?);
  • Compra de ações no mercado;
  • Letras de crédito.

O ideal mesmo é estudar e analisar os prós e contras de cada modalidade comparando com sua renda e necessidades. Agora, vamos o que prometemos? Sim, já chegou sua hora de começar a estudar sobre investimentos. Abaixo, trouxemos os principais e mais comuns termos do mercado financeiro em inglês. Já anote no bloquinho para ir praticando, viu?

20 termos do mercado financeiro em inglês mais recorrentes

Personagem de desenho animado correndo em um amontoado de moedas de ouro. Iniciando, assim, as dicas de termos do mercado financeiro.

1- IOF

Este é sigla para Financial transaction tax. É um dos termos do mercado financeiro em inglês que você mais verá por aí.

2- Assets

Já os Assets são todos aqueles objetos de transação oriundos do mercado financeiro. No bom português: os ativos.

3- SELIC rate

Estamos falando da nossa taxa Selic, que é usada por bancos para criação das suas próprias taxas de juros. É usada no Brasil, mas também vira assunto lá fora!

4- Savings Account

São as contas de poupança. Você que já começou a estudar o mercado de investimentos, provavelmente almeja ter outras fontes além deste tipo de conta. Porém, ainda é bem comum no Brasil, então, no exterior, vamos encontrar a nomenclatura entre os termos do mercado financeiro.

5- Commodity

Trata-se da matéria-prima (ou bem bruto) produzida em larga escala e que possui uma ampla e contínua negociação. Pra quem se interessa pelo nicho, anote aí o termo!

6- Debentures

Esta aqui é uma modalidade de investimento para renda fixa que acontece com aquisição de dívidas de empresas privadas.

7- Default

Quando um devedor não paga na data prometida, abre-se, então, um default. Também é um dos termos do mercado financeiro mais usados internacionalmente.

8- Flipper

É o nome dado àquele investidor que aposta no tempo curto de suas movimentações. Geralmente, compra as ações por um preço de reserva e vende por outro mais alto.

9- Trader

É uma pessoa especialista em realizar movimentações na Bolsa de Valores.

10- Joint Venture

Quando duas ou mais empresas se associam por tempo predeterminado, acontece a Joint Venture. É um momento para desenvolver uma missão comercial sem colocar em risco a autoridade das duas empresas no mercado.

11- Offshore

São aqueles fundos de investimentos de um país localizados formalmente, com a presença de um gestor nativo, no exterior.

12- Blue Chips

Estão presentes nas grandes empresas. Entendemos como aplicações mais consolidadas, renomadas.

13- Split

Trata-se do aumento de ações dentro do capital de uma empresa, alinhada à redução do seu valor nominal.

14- Value at Risk (VAR)

Dentre os termos do mercado financeiro, a sigla VAR significa a avaliação de risco e identificação da probabilidade de perda em futuras aplicações. Não confunda com o VAR do futebol, combinado?

15- Break-even

Aquele investimento que você faz que não gera lucro nem prejuízo.

16- Call

Cuidado, não estamos falando de ligação aqui. No mercado financeiro, este termo contempla a opção de compra ou operação já comprada.

17- Initial Public Offering (IPO)

Quando uma empresa abre o seu capital e oferta ações públicas para o público, ela pratica o Initial Public Offering, ou, no dia a dia, IPO.

18- Rating

Os ativos, instituições financeiras e outras instituições contam com o Rating, uma classificação de risco usada no mercado.

19- Benchmark

Dentre os termos do mercado financeiro em inglês, este vem ganhando destaque entre os mais jovens. É um ponto de referência para comparar todo o desempenho de uma aplicação.

20- Bear Market

Já esta, é muito encontrada nas previsões das ações que vão cair na bolsa de valores.

 

Como o estudo de inglês pode agregar na vida do investidor?

Como você viu, são vários termos do mercado financeiro que são usados em inglês. E não só lá fora! As ações brasileiras também fazem uso deles na maioria das vezes. Agora que já anotou os principais e já tem uma base pra começar, que tal dar aquela aprimorada no inglês? O idioma pode te fazer alcançar novos horizontes dentro do mercado de investimento, sabia?

Quer uma dica bem útil de como aprimorar seu inglês e se destacar no mercado financeiro? Venha conhecer o curso de inglês online e o curso de inglês para empresas do Hyper English. Preparamos um material personalizado para suas necessidades em uma plataforma super fácil de interagir.

Para complementar seu conhecimento, venha ler o que já falamos aqui em nosso blog, bem como conhecer a nossa história.

Tem como ficar melhor, sabia? Se você ficou muito a fim de dar um up no inglês, teste gratuitamente a nossa plataforma de ensino por 10 dias grátis.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados