Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Mercado de trabalho: quais são as vantagens de falar inglês?

Yasmin Freitas
21 de outubro de 2021

O Inglês nem sempre é utilizado em todas as empresas, isso é uma verdade. A sua profissão, o escopo da sua vaga,  a área em que pretende atuar, o seu nível de experiências… tudo isso pode mudar de uma empresa para a outra. Mas existem algumas vantagens de falar inglês, ainda que não seja um pré-requisito na sua empresa. 

Afinal, no Brasil, é bastante comum ouvirmos desde o ensino primário que o inglês vai te diferenciar no mercado de trabalho, ainda que muitas escolas de ensino fundamental e médio não estejam preparadas para entregar uma base de conteúdo em inglês estruturado.

Talvez você ainda esteja sem um direcionamento claro das vantagens de falar inglês, e como tê-lo como segunda língua vai ajudar na sua vida profissional. Sendo assim, veja abaixo os 7 benefícios de falar inglês e prepare-se para um novo momento.

7  vantagens de falar inglês para sua carreira

Oportunidades de trabalho

Homem branco trabalhando e tomando café

Com a consolidação do home office no ano de 2020  as barreiras geográficas foram deixadas de lado em muitas empresas, e houve uma alta por parte de startups estrangeiras na procura por profissionais brasileiros. Uma das vantagens de falar inglês é aproveitar  o momento para buscar por oportunidades e fazer conexões no Linkedin, por exemplo. 

Acervo de estudos

Segundo a Quacquarelli Symonds (Uma empresa britânica especializada na análise de instituições de ensino superior em todo o mundo) o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Universidade de Oxford e a Universidade Stanford, atualmente são as 3 melhores universidades do mundo. Elas oferecem cursos gratuitos que podem ser acessados por qualquer pessoa, e publicam artigos de estudos com frequência. Saber inglês vai te dar acesso a todo esse acervo de conteúdo.  

Autoconfiança 

Os cientistas da Northwestern University atribuem a fluência em um segundo idioma a uma forma de estímulo do cérebro. No Brasil, 5% da população se comunica em inglês e apenas 1% se consideram fluentes. Por isso, profissionais que sabem se comunicar em inglês tendem a ser mais confiantes diante de situações que envolvam o 2° idioma. 

Networking  

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios. É uma ótima opção para conhecer pessoas de diferentes países e trocar experiências profissionais. Saber falar inglês vai abrir o seu leque de oportunidades de comunicação, sem precisar do intermédio de outras pessoas para traduzir esse bate papo.

Salário

GIF quando o salário cai na conta

De acordo com uma pesquisa salarial realizada pela Catho, a remuneração de um colaborador fluente em inglês, em cargo de gerência, é até 70% maior em relação a um profissional do mesmo nível hierárquico, mas sem a fluência na língua. Essa vantagem de falar inglês também aparece em cargos de nível mais baixo. 

Trabalhar no exterior

O número de brasileiros no exterior chegou a 4,2 milhões, segundo dados do Itamaraty, 36% a mais do que há 10 anos.  Falar inglês possibilita que você tenha um desafio a menos nesse caminho. O Estados Unidos é o país mais escolhido pelos brasileiros e nós temos diversos conteúdos que podem te ajudar a entender mais sobre o país.  

Renda Extra

Vale lembrar que falar inglês pode gerar novas oportunidades de emprego. Você já pensou em ensinar o idioma para brasileiros que estão começando? Ou investir em alguma certificação que te dê validade para, quem sabe, no futuro lecionar em inglês. Pode ser uma segunda fonte de renda.  

Conseguiu entender quais são as vantagens de falar inglês? Como você pôde perceber, quem sabe se comunicar em inglês sai na frente quando o assunto é mercado de trabalho. Para as pessoas que ainda não falam, a forma mais vantajosa é começar a estudar inglês online, porque isso permite conciliar a rotina do dia a dia com o novo aprendizado.  Existem diversas opções incríveis com ótimo custo benefício, que vão do iniciante ao avançado. 

Ou seja, não existe um momento ideal. Você pode começar a estudar em qualquer época do ano e aos poucos usufruir das vantagens disponíveis para quem fala inglês. O importante é começar e aproveitar as oportunidades.  Você pode dar o primeiro passo descobrindo o seu nível de inglês clicando no botão aqui.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados