Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Saia do comum: entenda como fazer perguntas em inglês!

Yasmin Freitas
21 de março de 2022

Já conversamos com você aqui no Blog do Hyper English sobre como discordar em inglês sem parecer mal-educado. Ao final do artigo, evidenciamos que para uma conversa fluida é necessário ir além das frases negativas. Dessa maneira, para cumprir a nossa promessa de dar um gás no seu domínio da língua inglesa, este artigo aborda um tema que é uma dúvida bem frequente: “como fazer perguntas em inglês respeitando a gramática?”. Fique aqui até o final e saia com um novo conhecimento de muito valor!

Afinal, como fazer perguntas em inglês?

Mulher branca, de vermelho, tomando um gole de refrigerante em uma garrafa de vidro e fazendo uma expressão facial como quem diz “estou nervosa, mas chegou a hora”. É o tempo certo para saber como fazer perguntas em inglês.

Antes de chegarmos às perguntas mais comuns e entendermos a posição do verbo em cada uma, é necessário nos atentarmos à estrutura. Assim como no português, a língua inglesa varia de acordo com a construção da oração. Abaixo, veja como fazer perguntas em inglês a partir da frase propriamente dita.

Estrutura

Uma oração interrogativa em inglês é organizada da seguinte forma: a natureza da pergunta é apresentada logo no início. Tal natureza vem em forma de palavras conhecidas como Question Words, ou seja, aquelas destinadas às perguntas.

Palavras

Para quem se questiona sobre como fazer perguntas em inglês, é importante conhecer as principais Question Words. Listamos abaixo com uma breve explicação:

  • What: no português podemos substituir por “o que” ou “qual?”, dependendo, sempre, do contexto;
  • How: esta expressão, sozinha, pode representar o nosso “Como?”. Porém, antecedendo palavras como Far (distância), Long (duração), Many (quantidade – contável), Much (quantidade – não contável), torna-se uma expressão também usada em perguntas;
  • Who e Whom: a primeira palavra, Who, é entendida, no português, como “Quem?”, e usada para perguntar sobre pessoas. Já a palavra Whom possui o mesmo significado, só que destinada a perguntas sobre quem foi o objeto alvo da sentença;
  • When: deseja saber como fazer perguntas em inglês no espaço-tempo? Esta expressão representa “Quando?”, tanto para o futuro quanto presente e passado;
  • Why: no português, perguntar o porquê gera muita dificuldade pelas inúmeras possibilidades. Entretanto, no inglês é mais fácil. A palavra Why representa o “por que” das perguntas em portugês;
  • Whose: palavra utilizada em perguntas que buscam entender “de quem”, ou seja, a quem pertence determinado objeto, por exemplo;
  • Where: na tradução literal para o português, esta palavra corresponde ao termo “onde”;
  • Which: como fazer perguntas em inglês que comparam duas ou mais coisas e o objetivo é fazer alguém escolher? Which faz a ponte necessária para falarmos “qual” entre dois ou mais objetos.

Explicando um pouco mais…

  • How many é usado para perguntar sobre quantidade de coisas que podemos contar (exemplo: How many books do you have? Quantos livros você tem?);
  • How much é usado para quantidade de coisas que não podemos contar (exemplo: How much water do you drink a day? Qual a quantidade de água que você bebe por dia?);
  • How long é usado para nos referirmos à duração de uma determinada ação (exemplo: How long does it take you to get work every day? Quanto tempo você leva para chegar ao trabalho todos os dias?);
  • How far é usado para nos referirmos à distância (exemplo: How far is your school from your house? Qual a distância é a sua escola da sua casa?).

As perguntas para cada tipo de verbo

Verbos modais

Verbos modais como can, could, may, might, must, will, would e should são essenciais ao descobrir como fazer perguntas em inglês. Na estrutura da frase, basta inverter a posição do verbo com o sujeito.

Atente-se ao exemplo abaixo.

Em uma oração afirmativa, dizemos “He should buy it now” para corresponder “Ele deveria comprar isso agora” em português. Para transformar a frase em interrogativa, basta inverter. Ficará assim: “Should he buy it now?”, ou seja, “Ele deveria comprar isso agora?”. Não confunda com a gramática portuguesa, viu?

Verbo ‘To Be’

“Ser” e “estar”, em inglês, são conhecidos como o Verbo ‘To Be’. Para frases interrogativas a regra se repete: basta inverter o verbo com o sujeito. É bem simples! Vamos aos exemplos para você reforçar o conhecimento?

A frase “You are my friend.” (“Você é meu amigo”) invertida para uma interrogação: “Are you my friend?”. Conseguiu notar a posição do verbo “Are”?

Novos exemplos de como fazer perguntas em inglês com o verbo ‘To Be’:

  • She is there (Ela está lá);
    Is she there? (Ela está lá?); 
  • He is very glad (Ele está muito alegre);
    Is he very glad? (Ele está muito alegre?); 
  • They are young (Eles são jovens);
    Are they young? (Eles são jovens?).

Verbos comuns

Quando você quiser saber como fazer perguntas em inglês com os outros verbos a regra muda um pouco. Em perguntas sem verbos modais ou ‘To Be’, é necessário usar o verbo auxiliar “Do” na frente. Se a pergunta estiver na terceira pessoa do singular (he, she, it), usamos o verbo “Does”.

  • They have a big house (Eles têm uma casa grande);
    Do they have a big house? (Eles têm uma casa grande?); 
  • It rains a lot in São Paulo (Chove muito em São Paulo);
    Does it rain a lot in São Paulo? (Chove muito em São Paulo?) 
  • He drinks beer (Ele bebe cerveja);
    Does he drink beer? (Ele bebe cerveja?).

Perceba que o verbo principal, quando na terceira pessoa do singular, e colocado dentro de uma pergunta, perde o sufixo “s” uma vez que o verbo auxiliar, “Does”, já cumpre tal necessidade.

E as perguntas com pronomes e/ou advérbios?

Falamos lá no início do artigo sobre as Question Words e você está se perguntando como fazer perguntas em inglês utilizando elas? Pois bem, chegamos ao momento! Existem regras para cada um dos verbos (modais, ‘To Be’ ou comuns) na hora de incluirmos advérbios ou pronomes interrogativos como What, When, Will, How, etc.

  • Verbos modais e ‘To Be’: também invertemos a ordem do sujeito e verbo;
  • Verbos comuns: lembre-se de adicionar o “Do” ou “Does” no início.

Por exemplo:

  • You can buy me a gift. (Você pode comprar um presente pra mim)
  • Can you buy me a gift? (Você pode comprar um presente pra mim?) 
  • Where are you? (Onde você está?)
  • You are in Brazil. (Você está no Brasil)
  • Are you in Brazil? (Você está no Brasil?)

Teste seu conhecimento: você sabe como fazer perguntas em inglês?

1) We don’t know with __________ he was talking on the phone.

a) What
b) Whose
c) Whom

2) Escolha as alternativas corretas para preencher as seguintes lacunas:

“I. _____ was this house built? In 1980. II. ______ hit you? Martha’s brother hit me. III. __________ do you study English? Twice a week. IV. __________ sisters do you have? Two. Their names are Paola and Marianne. V. __________ is your school? Only 2 Km.”

a) When – Who – Which – Who – What
b) When – Who – How often – How many – How far
c) What – What – How – How much – How old

3) ______ is the weather in Brazil?

a) How
b) Why
c) When

 

 

Gabarito:
1 – Alternativa ‘C’
2 – Alternativa ‘B’
3 – Alternativa ‘A’

 

 

Estude inglês sem sair de casa

Não quer ter mais dúvidas de como fazer perguntas em inglês? Venha estudar o idioma no Hyper English. Nós fornecemos uma plataforma de estudo ideal para quem busca curso de inglês online ou inglês para empresas.

E temos um bônus para você que leu até o final: experimente por 10 dias grátis a nossa plataforma agora mesmo.

 

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados