Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Aprenda como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês!

Yasmin Freitas
26 de novembro de 2021

No Brasil, segundo dados do IBGE, 14,7% da população economicamente ativa está desempregada. Entre os mais jovens, aqueles de 18 a 24 anos, o número representa 31% das pessoas. Mas você sabia que existem, hoje, diversas oportunidades de emprego, até mesmo remota, para quem tem habilidade em outros idiomas? Com o mundo cada vez mais conectado, esta pode ser sua chance de escapar desses dados. Nós, do Hyper English, daremos uma grande ajuda naquilo que dominamos. Neste artigo, saiba como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês.

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

No gif, um homem de meia idade trajado de Tio Sam, um personagem-símbolo que personifica os Estados Unidos. Fortemente usado na política. A roupa conta com uma cartola de listras vermelhas e brancas, cercada por um tecido azul, seguido por um macacão que com as cores vermelhas e brancas, sobreposto por um colete azul com estrelas brancas. Por um fim, uma gravata vermelha, uma peruca branca no estilo imperial e uma barba branca longa falsa. O personagem imprime as cores dos Estados Unidos. A expressão subentende que o vídeo tem teor cômico.

Se você chegou a este artigo, provavelmente já conseguiu sua entrevista de emprego em inglês. Ou então, é seu próximo objetivo. A gente quer te ajudar a clarear a mente para não se atrapalhar na hora, tá certo? Os professores do Hyper English juntaram experiências no mercado de trabalho e somaram, a isso, dicas de inglês. O resultado você confere logo abaixo. São diversas dicas valiosas para o seu processo seletivo acontecer de maneira tranquila e assertiva. Atente-se!

Conheça bem a cultura da empresa

Antes de qualquer coisa, seja uma entrevista de emprego em inglês ou português, é necessário conhecer a empresa onde se aplica um currículo. Parece óbvio, mas com a taxa de desemprego, o que muitas pessoas fazem – por necessidade – é se inscrever no maior número de vagas que conseguirem. Por essa razão, é fácil se perder no controle e não saber mais qual empresa entrou em contato. Não deixe isso acontecer, combinado?

Depois de marcar sua entrevista de emprego em inglês, dê uma pesquisada no próprio site da corporação, no Google e até no Linkedin. Além dos serviços ou produtos, veja como a cultura da empresa é aplicada – ou seja, aquilo que ela acredita, defende e deve praticar. Com esse embasamento é possível responder a perguntas mais específicas sobre sua expectativa em relação à vaga.

Atenção especial os vícios de linguagem

Vamos falar do idioma precisamente? Em uma entrevista de emprego em inglês é de se esperar que o convidado(a) fique nervoso(a). Bem normal, concorda? Aconteceria, também, se fosse em português. Mas o “peso” de um novo idioma, aparentemente, aumenta o nervosismo. O resultado disso? Recorrer aos vícios de linguagem que parecem facilitar e dinamizar a comunicação. Tome bastante cuidado!

Os vícios de linguagem são aquelas expressões que fogem da norma padrão e que está tudo certo você incluir no cotidiano. Porém, em uma entrevista de emprego em inglês eles podem soar repetitivos, cansativos e como um ruído na comunicação. Seu objetivo deve ser incluir expressões como “You Know”, “Well”, “So”, “Kind of”, “You see” e derivados de forma que se encaixem no contexto. É importante, sim, demonstrar domínio e naturalidade com o inglês. Mas é mais importante ainda lembrar-se de que você está em um papo, apesar de muitas vezes descontraído, formal.

Leia textos em inglês da área

Ler textos em inglês melhora sua leitura, gramática e, claro, vocabulário. O contato com a língua escrita é importantíssimo em todo o processo de aprendizado. Mas quando a entrevista de emprego em inglês está chegando, o essencial é focar em textos da área profissional. Leia notícias recentes, novidades da área e afins. Tal atitude, além de treinar o inglês, ajuda na hora de comentar possíveis assuntos no processo seletivo. Afinal, você precisa se diferenciar dos outros candidatos, não é?

Não decore falas, foque em conversar

Tudo o que foi dito acima só fará sentido se o candidato tiver, de fato, confiança. De nada adianta decorar respostas prontas, quando no dia a dia corporativo o inglês irá aparecer em novas situações. Listamos, mais à frente neste artigo, algumas perguntas frequentes em uma entrevista de emprego em inglês. Todavia, use essas dicas apenas para se preparar mentalmente, não tente chegar com frases prontas e de efeito.

Respeite aquilo que já aprendeu do idioma

Gramática, tempo verbal e todas as outras regras presentes em qualquer idioma, no inglês não é diferente. Saber se comunicar bem em uma entrevista de emprego em inglês está ligado com sua noção do idioma enquanto uma estrutura. O que há nela que é variável ou invariável, como os verbos mudam de acordo com o tempo, onde ficam o sujeito e predicado, entre outras. Dê uma atenção especial para quaisquer dúvidas em relação a esse tópico antes da entrevista.

O que pode ser perguntado em entrevista de emprego em inglês?

O ator Daniel Craig, conhecido pela franquia 007, estampa este gif. Ele está em uma entrevista, dentro de um estúdio de talk show típico dos Estados Unidos, e um texto sobrepõe o gif com "I Love My Job", o que significa "Eu amo meu trabalho" na tradução literal do inglês para português. Captura ideal que enfeita as dicas para entrevista de emprego em inglês presentes neste artigo.

1 – Why do you want to leave your current job?

Contexto: aqui, o recrutador busca entender o que te fez buscar uma nova vaga e sair do seu emprego atual, caso se aplique à sua realidade.

2 – What do you know about this company?

Contexto: é hora de provar que você pesquisou sobre a empresa. Esta pergunta quer saber o que você pensa sobre o local em que pretende trabalhar.

3 – Where do you see yourself in 5 years?

Contexto: muitos recrutadores gostam de alinhar expectativas em longo prazo. Esta pergunta em uma entrevista de emprego em inglês almeja conhecer seus planos para daqui a 5 anos.

4 – Why are you interested in this job?

Contexto: você chegou à vaga por algum motivo. Conte o que te interessou quando esta pergunta for feita.

5 – What are your strengths? What are your weaknesses?

Contexto: aquela parte da entrevista de emprego em inglês que permite uma conversa mais aberta, mas sem deixar de ser direta. Liste seus pontos fortes e fracos, principalmente aqueles que fazem sentido com a vaga. Cuidado para não se autodepreciar.

6 – What salary range are you looking for?

Contexto: a pretensão salarial é um ponto importante. Cada um deve seguir suas próprias necessidades e métodos para isso. Mas vale uma dica: se valorize enquanto profissional e cobre o justo pelo seu trabalho. Uma pesquisa no LinkedIn ou em sites de vagas podem nortear a decisão.

Esteja pronto desde já para colocar seu inglês em jogo!

Se prepare para a entrevista de emprego em inglês e para novas oportunidades profissionais com o Hyper English. Vamos te ajudar a ampliar os conhecimentos em inglês e conquistar aquele domínio que tanto deseja na comunicação. Vale lembrar que o inglês é fortemente usado no mundo corporativo, mesmo no Brasil.

Quer saber os próximos passos? Listamos abaixo:

Ficou muito interessado e não vê a hora de começar? Fale conosco! Mas se ainda está com aquela dúvida, teste nossa plataforma por 10 dias de forma gratuita.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados