Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Intern e trainee: entenda a diferença e inscreva-se na vaga certa para você!

Yasmin Freitas
10 de janeiro de 2022

Está buscando por uma nova oportunidade de emprego, quem sabe aquela chance no exterior, e muitas das vagas estão descritas como Intern e Trainee? Essa é uma dúvida bem corriqueira na vida de quem investe algumas horas diárias se inscrevendo em processos seletivos. Para clarear sua mente e ajudar neste processo, o Hyper English vai explicar ao longo deste artigo a real diferença entre Intern e Trainee. Depois da leitura, você conseguirá concentrar seus esforços nas vagas assertivas para o seu currículo.

Qual a diferença entre Intern e Trainee?

Rapaz branco, de cabelos enrolados e usando mochila, chega em uma sala de trabalho dizendo que é o novo aprendiz na empresa. Ideal para entender a diferença entre intern e trainee.

Entender a diferença entre Intern e Trainee facilita muito na hora de traçar objetivos. São dois tipos de vagas bem recorrentes no mercado e o segredo para um candidato se destacar é apostar no que realmente faz mais sentido para ele. Abaixo, você entenderá, finalmente, o que representam Intern e Trainee no mercado de trabalho e poderá identificar qual se aproxima mais com sua realidade.

Intern

O termo Intern funciona como abreviação para Internship. Aqui no Brasil esse tipo de vaga é reconhecida no modelo Estágio. Trata-se de um estudante (ensino médio ou superior) que precisa testar, na prática, os conhecimentos recentemente passados pela instituição na qual está matriculado como aluno. Ou seja, é o primeiro contato com a área de atuação.

Na maioria das vezes, o contrato para o tempo de trabalho é reduzido (entre 3 e 12 meses, podendo chegar a 24 meses no Brasil). O salário também é mais baixo comparado com outros profissionais, quando a vaga já não é para voluntários. Ao final do contrato, pode haver a chance da empresa efetivar a vaga Intern para um cargo maior.

Em suma, é uma oportunidade de conhecer o mercado, entender a si mesmo enquanto profissional, conhecer pessoas, desenvolver experiência com ferramentas e outras atribuições à área etc. E não, Intern não está aqui para servir cafezinho. Existem empresas que dão valor, credibilidade e trabalho de verdade para essas pessoas. Busque por elas!

Trainee

O sistema Trainee de trabalho está relacionado ao Training, que, em porutugês, é entendido como Treinamento. Neste caso, a vaga é destinada para pessoas já formadas e com experiência no mercado – mesmo que básica. A pessoa recebe um treinamento no setor designado e um tempo predeterminado para desenvolvimento. A partir disso, pode ou então receber uma proposta de efetivação.

A principal diferença entre Intern e Trainee é a posição que o candidato ocupa no campo acadêmico (nível de formação) e experiências anteriores.

Se você ainda está no ensino médio ou faculdade e busca uma vaga para ter um primeiro contato com o mercado, o modelo Intern é o ideal. Agora, se já se formou e teve oportunidade de exercitar suas habilidades anteriormente, busque por uma ocupação Trainee.

O que o mercado espera dos profissionais?

Falamos anteriormente sobre experiências, mas é claro que nem sempre é possível cobrar tantas habilidades de um profissional recém chegado ao mercado. Agora que já esclareceu suas dúvidas sobre Intern e Trainee, é hora de analisar a situação do mundo corporativo. Como um candidato pode se destacar em 2022? Abaixo, trouxemos alguns tópicos importantes que antecedem o grau de experiências.

Dedicação

Os dois modelos de vaga, Intern e Trainee, oferecem oportunidade para quem busca se colocar no mercado e ganhar destaque. É o início para alguns e recomeço para outros. Entretanto, uma qualidade muito bem valorizada nos processos seletivos é a dedicação.

Mesmo sem experiência, um Intern deve se dedicar em observar, aprender e analisar erros e acertos para desenvolver, cada vez mais, sua habilidade profissional. Por outro lado, o Trainee coloca em ação sua prévia experiência no mundo corporativo e consegue identificar os pontos fortes para se dedicar.

Competência

A competência é o resultado dos estudos e dedicação. É uma característica que pode ser desenvolvida. A partir do seu entendimento da diferença entre Intern e Trainee, identifique quais habilidades são interessantes para o seu momento atual. Invista em cursos (mesmo os gratuitos) e abra sua mente para competências que vão além das ferramentas de trabalho. Por exemplo, competência de socialização.

Perseverança

Intern e Trainee são dois tipos de vaga que clamam por perseverança! Na maioria das vezes você trabalhará por menos tempo e, consequentemente, ganhará menos por isso.

Parece difícil, mas é um esforço necessário para alcançar uma oportunidade maior dentro ou fora da empresa. Dentro ou fora do Brasil, inclusive.

Por essa razão, organize-se corretamente e não deixe de correr atrás dos seus desejos. Abaixo, vamos te ajudar um pouquinho mais com isso!

Pinguim usando um chapéu e carregando uma maleta preta, aparentando uma pessoa na correria de trabalho.

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

Se você buscou a diferença entre Intern e Trainee, provavelmente objetiva uma vaga dentro de uma empresa com relações internacionais, certo? Mesmo que seja um sonho futuro, o tempo de se preparar é agora.

Já falamos aqui no Blog do Hyper English sobre como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês. Se liga nos principais pontos da conversa que tivemos:

  • Conheça a cultura da empresa;
  • Cuide dos seus vícios de linguagem;
  • Leia textos em inglês da área para aumentar vocabulário;
  • Busque não decorar as falas e, sim, focar na conversa.

No artigo citado, inclusive, você encontra diversos casos que podem ocorrer na sua entrevista, seja para uma vaga Intern ou Trainee.

O que demonstra que é a hora certa para migrar de carreira?

Muitas vezes, alguém que dedicou anos da vida trabalhando para uma determinada área pode iniciar sua nova carreira com a vaga Intern ou, dependendo das experiências, e caso já esteja formado na área de interesse, Trainee.

Deixar o emprego atual e correr atrás do que sempre sonhou não é uma tarefa fácil. O que motiva muitas pessoas a migrarem de carreira é a falta de satisfação atual, baixa valorização do trabalho realizado, estresse, ansiedade, escassez de propósito, etc.

Leia nosso artigo com as profissões em alta para 2022 e veja qual melhor se encaixa com seus objetivos. Depois disso, basta escolher entre Intern e Trainee para sua primeira experiência – respeitando as condições explicadas neste artigo.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados