Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Expressões para você discordar em inglês sem parecer mal-educado

Yasmin Freitas
27 de dezembro de 2021

Quem nunca esteve numa conversa pra lá de complicada que atire a primeira pedra. Seja no trabalho ou entre amigos, às vezes a gente precisa trocar o caminho do papo. Mais profundo que isso: até discordar da chefe, do colega de setor, do amigo, entre outros. Expressar a opinião, desde que com educação, nunca deve ser um problema. Pensando nisso, o Hyper English veio te ajudar a saber como discordar em inglês. Você é do tipo de pessoa que nem tenta por não ter vocabulário vasto? Neste artigo, seu problema será resolvido.

Direto ao ponto: frases pra discordar em inglês

Imagem de uma mulher negra de cabelos curtos repetindo, copiosamente, a palavra "no", uma das formas de discordar em inglês de alguém.

Listamos, a seguir, frases prontas que podem ser utilizadas na fala ou na escrita para discordar em inglês. Anote cada uma, teste a pronúncia e memorize-as. Logo soará bem natural quando for necessário demonstrar descontentamento ou simplesmente reafirmar sua opinião na conversa.

I’m afraid I disagree

Esta expressão pode ser utilizada na hora de alertar que você teme em discordar, mas que será necessário. É uma maneira educada e preventiva de trazer sua opinião à tona, mas antes disso, preparar as outras pessoas do recinto para ouvi-la.

Not necessarily

Alguém entendeu errado sua opinião ou algo apresentado e você não quer perder tempo e já discordar? Esta expressão representa o que temos em português para “não necessariamente”. Ou seja, é uma forma de colocar uma imposição no que foi dito, mas abrindo a possibilidade para repetir o que foi dito ou exibido, e apenas solicitar que a outra pessoa reflita novamente.

I totally disagree / I disagree completely

Não está nem um pouco contente com o que precisou ouvir ou ler? Comece sua frase com uma dessas frases e demonstre sua opinião. Discordar em inglês, dependendo da situação, pode pedir uma frase mais direta também. Essas expressões entregam o sentido necessário. Nelas, você diz que discorda totalmente/completamente.

I’d say the exact opposite

Outra maneira sutil de discordar em inglês é informar que diria a afirmativa de alguém de maneira oposta. Ou seja, você não concorda e acha que a solução é o exato contrário.

That’s not right

Quando algo foge da normalidade, mas não há, ainda, tempo para ampliar a discussão, apenas informe o que não está certo para que a outra pessoa reavalie o caminho seguido até então. Cuidado, é claro, com seu tom de voz para que a atitude, por ser tão direta, não seja entendida como grosseira e rude.

I see what you’re saying, but

“Eu entendo o que diz, mas…”. Esta é uma forma para discordar em inglês e apresentar um novo ponto de vista. Frase ideal para conversas mais amigáveis, onde o objetivo é entrar em comunhão de ideias ou apenas fechar o assunto de forma tranquila.

You’re dead wrong

Mas nem sempre é possível terminar o assunto positivamente, né? Em determinados momentos você irá discordar MUITO de alguém. E como fazer isso em inglês? Bem, esta expressão ajuda. E não, não estamos falando de “morte”. Em uma tradução adaptada, soaria como “Você está completamente errado”. Dead, na frase, funciona como intensificação.

You got it wrong

Deseja apenas dar aquele conselho amigo? Dizer que alguém entendeu algo errado? Use esta expressão. É ideal quando se tem um pouco mais de intimidade. Esteja preparado para explicar o porquê da pessoa não ter “pego” a informação correta.

I don’t think I have the same opinion as you

“Eu não acho que tenho a mesma opinião que você”. Um jeito simples, educado e também direto de discordar em inglês. Indicado para conversas mais delicadas onde a outra pessoa não esteja tão preparada para receber esse retorno. Mas tamanha sutileza e elegância podem garantir uma conversa amena e assertiva. Apresente seus pontos!

That’s a valid point, but

Até na hora de discordar, podemos deixar claro que a outra pessoa não está errada na forma de pensar. “Este é um ponto válido, mas…” é a tradução para esta frase. Pode ser usada, principalmente, em reuniões. Você não quer gerar uma situação desagradável, mas deixar de expressar sua opinião pode trazer problemas futuros. Então use bastante dessas expressões citadas!

I couldn’t disagree with you more

E quando você não está ligando muito para uma conversa branda? E se a pessoa já foi rude anteriormente? Bom, o ideal é que você tente amenizar para o seu lado e não somatizar stress, mas esta expressão, que contempla o sentimento de discordar totalmente de alguém, é uma boa saída. Em tradução literal, significa “Eu não poderia discordar mais de você”.

Instead, I think we should/could

Esta frase pode chegar depois de você apresentar seu descontentamento inicial com uma das soluções citadas acima. Instead representa o nosso “em vez de/no lugar disso”. Ou seja, uma solução. Para discordar em inglês, tente sempre trazer uma solução do que pode ou deveria ser feito.

Though

O termo Though é muito comum na hora de discordar em inglês. Representa uma quebra na frase, a abertura para apresentar um apontamento importante e que pode mudar o rumo da conversa. Temos, como exemplo, na afirmativa I see your point, though I’ve had a different opinion, uma forma de expressar que entende o lado da pessoa, mas discorda dela.

Atitudes que vão ajudar na hora de discordar em inglês

Como dito anteriormente, não tenha medo de expressar sua opinião e discordar em inglês. As frases exemplificadas neste artigo te ajudam a ter mais confiança para isso. Porém, é sempre importante ter em mente o que é ideal na hora de trocar o rumo da conversa:

  • não aponte apenas o erro de outra pessoa. Busque defender a outra ideia com novos argumentos;
  • caso não tenha certeza se concorda ou discorda, deixe isso claro;
  • entenda o contexto e tudo o que está atribuído à opinião de alguém antes de abrir seu descontentamento;
  • em determinado momento, principalmente quando as partes envolvidas não entram em acordo, saiba a hora de adiar a conversa;
  • peça desculpas e busque, sempre, expressar sua opinião com educação.

Aprendendo inglês do zero: o que é necessário?

Nós, do Hyper English, trouxemos as frases que mais usamos na hora de discordar em inglês. Mas você não quer ficar só nelas, certo? É sempre importante se atualizar para outras questões de uma conversa e conquistar cada vez mais domínio do inglês. E sabe como fazer isso? O Hyper te ensina!

Somos um curso de inglês online e inglês para empresas com um conteúdo inteiramente planejado para seu aprendizado. Tem o sonho de dominar, cada dia mais, a língua inglesa? Venha falar conosco e traçar o seu caminho.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados