Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Como escrever bons textos em inglês sem recorrer ao Google Tradutor

Yasmin Freitas
30 de novembro de 2021

O Google Tradutor já foi aquela mão na roda pra muita gente que precisou se comunicar em inglês. Porém, com o tempo, é normal que a insegurança cresça alinhada à dependência em usar a ferramenta. É errado? De forma alguma. A tecnologia desenvolvida pelo Google estreita e democratiza, de certa forma, a união de povos no meio digital. Entretanto, é claro que você quer ter confiança no inglês sem recorrer ao tradutor, não é? Neste artigo, o Hyper English vai elucidar a seguinte dúvida: como escrever bons textos em inglês sem usar o Google Tradutor? Atente-se às dicas e boa leitura!

10 dicas para escrever bons textos em inglês

Homem de terno escreve, com muita energia e veia cômica, em uma máquina de escrever. Essa é a alegria desejada para quem vai escrever bons textos em inglês.

Para começar o artigo, vamos direto ao que você tanto busca saber. Reunimos, a seguir, algumas dicas importantes que vão te ajudar no writing. Procure seguir cada uma e, claro, adaptá-las às suas necessidades.

1 – Exercite a memória

Qualquer aprendizado exige um grande esforço da nossa memória. Afinal, a gente quer colocar em prática a nova habilidade e aumentá-la, sempre. Não é diferente com idiomas, principalmente quando seu objetivo é escrever bons textos em inglês. Proponha a si mesmo determinadas atividades que vão exercitar sua memória e fazer valer o vocabulário e regras gramaticais aprendidas.

Por exemplo, existem alguns jogos excelentes para isso. Todos os dias, escolha uma pessoa ou objeto e liste 10 adjetivos que vêm à cabeça. Ou então, descreva sua profissão, família ou viagem em 20 palavras. Dá para ficar melhor: elabore frases que você falaria em uma entrevista com a Oprah. São maneiras de relembrar ou até mesmo pesquisar por novas palavras. Isso tudo ajudará imensamente a escrever em inglês.

2 – Reproduza textos já prontos

Pronto para começar? A dica é tornar a escrita um costume de todos os dias. Quanto mais familiarizado com essa rotina, mais fluido o idioma ficará na sua mente. Quando perceber, fará um tempão que não abre o Google Tradutor. Uma ótima maneira de começar a escrever bons textos em inglês é literalmente reescrever algo que já está ao seu alcance. Busque por notícias, poesias ou artigos escritos em inglês e reescreva-os. Se puder, em uma folha de papel. Dessa forma, dobra-se a atenção com a construção das frases, como as ideias foram apresentadas, tempos verbais e, claro, ocorre a identificação de novas palavras.

3 – Leia textos em diferentes formatos

Leitura é o grande treinamento para quem almeja escrever melhor, seja em português, inglês ou qualquer outro idioma. Por mais que se tenha o material didático apoiando tecnicamente sua escrita, é lendo que se observa, na prática, o que a parte teórica tanto defende. Leia sobre seus assuntos preferidos, mas se permita a outros temas mais distantes da sua realidade. Sempre é uma oportunidade para aumentar o vocabulário, descobrir expressões, modelos de construção de frases e, claro, para ampliar seu conhecimento sobre o que acontece no mundo.

Onde ler? Esta pergunta é criteriosa. Comece com os portais de notícias com mais autoridade. Depois, procure blogs e fóruns onde pessoas expõem seus pensamentos por meio de textos no dia a dia. Mais pra frente, ainda neste artigo, você descobrirá a importância de também ler textos informais.

4 – Escreva pequenas frases

Quanto maior a frase, maior a chance de se perder no pensamento e na gramática. Para escrever bons textos em inglês, valorize as frases curtas. Neste idioma, é muito comum encontrar textos com períodos bem curtos. Lembre-se dos advérbios, preposições e outras palavras de transição para que suas orações expressem sentido, mesmo que curtas.

5 – Amplie a gama de assuntos

Bem como ler sobre tudo é importante, escrever também é. Mesmo que o texto não seja, propriamente, um retrato do que você pensa. É importante treinar seu pensamento e escrita para assuntos diferenciados. Afinal, você já se viu naquela situação em que precisou se virar nos trinta e mandar uma mensagem que salvou sua pele? Ou aquela resposta que garantiu mais um ponto na prova? Em inglês, assim como em qualquer idioma, quanto maior o seu horizonte de possibilidades, mais segurança você terá para se comunicar. Lembre-se: o objetivo é depender cada vez menos do Google Tradutor.

6 – Diferencie o formal do informal

Citamos anteriormente, ainda neste artigo, sobre a importância de olhar para o informal e formal com a mesma importância. Ambas as formas de comunicação estão presentes no dia a dia. Para escrever bons textos em inglês é necessário entender qual o destino do que você está escrevendo: blog, e-mails, trabalho da faculdade, mensagem de celular, poesia ou outro. Independentemente do meio e do propósito, você pode, sim, fazer um bom texto, mesmo que ele contenha diversas gírias e abreviações.

7 – Beba direto da fonte

Todos os textos em inglês são importantes para o estudo, mesmo que o objetivo seja identificar erros na escrita. Porém, encaixe nas suas prioridades buscar o que nativos do idioma estão escrevendo, tanto informal quanto formalmente. Por terem mais contato com a gramática, o resultado tende a ser, na maioria das vezes, mais proveitoso para o seu aprendizado. Mas lembre-se: leia tudo, sobre tudo e, então, pratique.

8 – Organize muito bem as ideias

Agora que já pode escrever um texto totalmente do zero, pense, antes, naquilo que pretende propor. Para chegar ao ponto de escrever bons textos em inglês depende de você seguir a mesma regra quando vamos fazer uma redação. As ideias devem ser bem apresentadas, coerência e coesão são indispensáveis, há de ter uma conclusão e respeito à gramática. Portanto, antes de começar de fato, reúna mentalmente ou em um rascunho quais são os tópicos que irão permear o desenvolvimento do texto. Depois disso, defina a prioridade que cada um terá no material a ser produzido.

9 – Fuja da enrolação

Não encha linguiça! Escrever bons textos em inglês sem recorrer ao Google Tradutor é passar sua ideia de forma direta. Um texto detalhado pode, sim, ser direto ao ponto. Não confunda as duas coisas, viu?! Frases curtas, ideias organizadas, respeito à gramática e boa conclusão do pensamento vão destacar sua escrita.

10 – Priorize um dicionário em vez do tradutor

Tentou, tentou, mas ainda não se sente seguro sem conferir a tradução? Em vez do Google Tradutor, comece a utilizar dicionários físicos ou digitais. Nós do Hyper English te indicamos o Cambridge Dictionary.

Estudar inglês é sempre o melhor caminho

Uma mulher com vestido de gala e cabelo preso em rabo de cavalo anota informações que recebe de uma segunda pessoa fora de plano. E você, já anotou as dicas para escrever bons textos em inglês sem usar Google Tradutor?

Para escrever bons textos em inglês sem recorrer ao Google Tradutor, estude com quem se preocupa verdadeiramente com o seu aprendizado. O Hyper English é curso de inglês online que atende suas necessidades de escrita. Nossos professores, ao longo do curso, irão corrigir suas compositions e darão dicas de como aprimorar seu writing.

Venha conhecer a nossa história. Teste nossa plataforma de ensino por 10 dias grátis a contar do dia do seu primeiro acesso, dê um verdadeiro hyper no seu inglês!

Já se convenceu de que estudar o idioma é uma ótima maneira de escrever bons textos em inglês? Não perca tempo e fale conosco!

 

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados