Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Migrar de carreira: conheça 7 profissões que estão listadas como as mais promissoras para 2022

Yasmin Freitas
22 de dezembro de 2021

Qual profissão não teve um grande impacto nos últimos dois anos? Ocasionalmente, antes da pandemia do Coronavírus, algumas áreas vinham se adequando a novos modelos de trabalho. Porém, os últimos meses trouxeram desafios inigualáveis para profissionais e formas inesperadas de fazer o trabalho acontecer. Além, é claro, a própria população começou a apresentar novos desejos e necessidades. Pensando nisso, o Hyper English trouxe quais são as profissões em alta em 2022 para quem busca migrar de carreira e se adaptar ao novo.

É hora de migrar de carreira? Descubra!

homem de roupa social e gravata, levando uma caneca até a boca enquanto encosta o braço em uma divisória de escritório

Antes de listarmos as profissões promissoras para 2022, você precisa identificar se este é o momento certo para migrar de carreira. É uma atitude que demanda muita organização e punho firme para pular os obstáculos e, muitas vezes, começar do zero em outra área.

Veja na lista abaixo os principais motivos que devem te inspirar a migrar de carreira:

  • falta de qualidade de vida e administração do tempo. Você se dedica quase que inteiramente ao trabalho. Não há um momento para realizar seus sonhos e desejos, ou simplesmente um descanso merecido;
  • seu trabalho é restritamente operacional. Na maioria das vezes, você se sente um robô ou facilmente substituível. Realiza um trabalho que não é valorizado individualmente, apenas o resultado do montante;
  • faz muito tempo que não aprende coisas novas e trabalha sob uma pressão desrespeitosa;
  • o salário é baixo e não compatível com sua carga de trabalho;
  • sua área em geral está cada dia mais sendo desvalorizada e substituída;
  • você não encontra propósito no que faz.

Tranquilize-se! O objetivo do Hyper English, como citamos no início do artigo, é trazer, de fato, as profissões que estão em alta para 2022. Não possuímos a intenção de oferecer um serviço de coach. Porém, para chegarmos à tão esperada lista promissora, precisamos entender o que te fez buscar este artigo.

Migrar de carreira não é uma tarefa simples. Envolve finanças, família e, claro, a burocracia no trabalho atual. Mas a gente te ajuda nisso ao final do artigo, combinado? Fique agora com as 7 profissões que estão com todos os votos de confiança para o ano que se inicia.

Quais são as 7 profissões promissoras para 2022?

1 – Marketing e influência digital

O Marketing Digital cresceu muito! Além de empresas, pequenas marcas pessoais também querem ter uma presença na internet. Além das redes sociais, esse braço do marketing abrange investimentos com sites, e-mails, lojas virtuais e muito mais. Sem falar, é claro, na crescente onda da influência/criação de conteúdo, que são profissionais que dão a própria cara e criam um espaço próprio.

Deseja migrar de carreira para o setor de marketing digital? Comece desde já a estudar as atualidades e não espere muito para começar nem que seja com aquele servicinho pequeno. Tudo é válido e qualquer passo pode te ajudar a crescer em longo prazo!

2 – Desenvolvedor ou jogador de videogames

Os videogames acompanham diretamente todas as últimas gerações. E o melhor? Agora além de poder trabalhar desenvolvendo os produtos daqui do Brasil, os próprios jogadores podem fazer receita enquanto se divertem. Para isso, é necessário criar um espaço na internet, construir uma base de seguidores fiéis e se afiliar a empresas que desenvolvem games. Claro, não é tão fácil quanto parece, mas é uma possibilidade e uma grande aposta para 2022.

3 – Growth Hacking

Quem almeja migrar de carreira para uma área nova e da tecnologia, o setor Growth Hacking está em alta para 2022. Nele são feitas estratégias, análises detalhadas e aplicação de técnicas efetivas em metodologias de crescimento. Os profissionais dessa área são chamados para que possam reestruturar o crescimento de uma empresa em relação aos seus resultados e mercado competitivo.

4 – Cyber Security

Uma empresa hoje armazena até seus dados mais importantes na nuvem. Os trâmites financeiros, as propostas de contrato, a comunicação com funcionários e até os serviços oferecidos, muitas vezes, funcionam por meio da internet. Por essa razão, cresceu-se o número de ataques cibernéticos e outras tentativas de golpe. Para se proteger desse mal, a corporação precisa investir em Cyber Security, ou seja, segurança no ciberespaço. Para quem gosta de tecnologia, esta é uma ótima maneira de migrar de carreira, visto que a área só tende a crescer em 2022.

5 – Engenharia das coisas (IoT)

Nesta área, a Internet of Things, Internet das Coisas, ganha destaque. A engenharia tratada no título é aquela voltada para a criação e execução de infraestrutura tecnológica suficiente, munida de funcionalidade e segurança, mas as demandas do mercado na internet. A pessoa profissional se dedica a facilitar processos, estreitar comunicações e aperfeiçoar diversos outros trâmites. Tem um quê de futurista, mas você pode migrar de carreira ainda em 2022, pois já existem muitas vagas para quem é especializado.

6 – DevOps

A área DevOps cuida da integração, a partir de um software, de profissionais da área de desenvolvimento com aqueles de infraestrutura focados em Tecnologia da Informação. São os famosos Devs e Ops unidos.

7 – Equity Research

A área de Equity Research se dedica a estudar e entender empresas que estão dentro e fora da bolsa de valores. Por estar voltado ao mercado financeiro, este profissional aponta quais podem ser as melhores oportunidades de investimento. Migrar de carreira para este setor é uma grande tendência para 2022.

Como migrar de carreira corretamente?

É claro que não temos a receita de bolo para migrar de carreira. Já passamos algumas dicas que ajudam a entender o melhor momento para fazer isso e quais são as profissões em alta para 2022. Mas como o Hyper English gosta de ajudar muito quem chega em nosso blog, também somamos a este artigo um pequeno check-list do que conferir na execução dessa migração. Atente-se:

  • estudar o mercado que você busca migrar de carreira. Seja para uma das profissões em alta para 2022 ou outra do seu interesse;
  • correr atrás de especialização. Cursos com certificados, workshops e até graduação se achar necessário. Comece a estudar as ferramentas disponíveis e como são usadas no mercado;
  • faça um planejamento a longo prazo. Inclua nas suas metas: se formar em determinados cursos, iniciar um estágio e mais um tempo de experiência para começar, enfim, a subir de cargo na área.
  • Durante a fase inicial, de estudos, pode ser que você ainda precise tocar a carreira atual;
  • a reserva financeira emergencial é sempre importante. Calcule seus gastos fixos e tente, durante a carreira atual, poupar o valor necessário que trará segurança para os primeiros meses da migração;
  • estude inglês e foque no mercado internacional também. E não é um sonho alto, viu? Muitos profissionais brasileiros estão oferecendo trabalho para o exterior, mas dentro de casa. Para isso, o inglês é extremamente importante.

Estudar inglês pode mesmo ajudar na hora de migrar de carreira?

Com certeza! A língua inglesa conecta o mundo e para quem muda migrar de carreira, é a chance de ser visto no mercado internacional. E você nem vai precisar, necessariamente, se mudar. O home office é uma alternativa cada vez mais frequente. Entretanto, ainda empresas brasileiras recorrem a profissionais com domínio do inglês justamente para estreitar relações com fornecedores e clientes do exterior. Não vai perder tantas oportunidades na nova carreira em 2022, não é?

Quer uma dica dos deuses? Venha testar por 10 dias grátis a plataforma de ensino do Hyper English. Oferecemos curso de inglês online e inglês para empresa com aulas adaptadas de acordo com suas necessidades de aprendizado. Fale conosco!

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados