Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Podcasts para aprender inglês no Spotify: 6 que você pode ouvir enquanto está indo para o trabalho!

Yasmin Freitas
16 de novembro de 2021

Os podcasts estão alcançando mais pessoas a cada dia. Um novo e mais tecnológico braço daquele tradicional e popular programa de rádio, essa versão possui mais acessibilidade e variedades de assuntos e públicos. Você quer ouvir sobre cinema? Tem um programa específico! Prefere futebol? Ou música? Empreendedorismo? Meditação? O que não falta são nichos e apresentadores ocupando lacunas. Neste artigo, vamos te ajudar a usar os podcasts para aprender inglês. Sim, também é possível! Acompanhe a leitura e descubra como eles podem te ajudar a praticar a língua inglesa!

Entenda o que são podcasts e onde encontrá-los

Vídeo em animação. Um personagem posiciona o fone de ouvido e, a partir daí, fica feliz com o que está escutando. Mesmo sentimento desejado a quem escuta Podcasts para aprender inglês.

Quem gosta de podcast conta com o benefício de ouvi-los enquanto realiza diversas outras atividades do dia. Se você tem uma conta no Spotify ou já acessa pelo formato gratuito, é só visitar a página dos Podcasts. Por lá, você encontra programas dos mais variados assuntos, de qualquer lugar do mundo. Noticiários, cultura POP, musicalidade e educação são temas recorrentes por lá.

Antes de chegarmos aos podcasts para aprender inglês, que tal entender um pouco de como essa modalidade surgiu? Foi lá em 2004 quando o jornal The Guardian, do Reino Unido, usou o termo pela primeira vez e desde então foi se tornando mais requisitado nas buscas. Porém, bem antes disso, nos anos 80 estadunidenses, o serviço RCS era usado como software de música e conversa para as rádios da época. Anos depois, no início deste milênio ao qual ocupamos, surgiu o RSS, uma forma de distribuir informações ao vivo pela internet. Isso tudo para dizer que o podcast que conhecemos hoje é fruto de um extenso estudo tecnológico e de comportamento do consumidor. Você com certeza encontrará, por lá, um fácil acesso às informações mais atualizadas.

O Spotify já contava com mais de 80 milhões de assinantes em 2018, sendo atuante em mais de 65 países. Eles buscam, até hoje, pelo grande acervo de músicas e podcasts do streaming. Vale lembrar que este artigo não possui patrocínio da plataforma, mas o Hyper English entende que o uso desse recurso pode te ajudar a praticar suas habilidades na língua inglesa. Vamos ao que interessa? Chegou a hora de entender como usar podcasts para aprender inglês no seu dia a dia.

Por que usar podcasts para aprender inglês?

Os podcasts são essenciais para quem busca uma boa companhia durante o dia. Nós, do Hyper, adoramos aqueles que nos atualizam sobre as notícias lá de fora, os de humor e até alguns mais despretensiosos, mas que trazem ótimas reflexões. No Brasil, existem apresentadores incríveis. Entretanto, são os programas lá de fora, principalmente do Reino Unido e Estados Unidos, que dão um gás no inglês. Ouvir podcasts para aprender inglês pode atribuir benefícios em áreas importantíssimas como essas listadas abaixo.

Listening

Quando você investe em podcasts para aprender inglês, um dos atributos mais importantes é o listening. Treinar o ouvido para um novo idioma é sempre uma tarefa que demanda tempo, porém, por que não começar? A partir do primeiro podcast, você se sentirá mais inspirado a continuar. Os sotaques, o ritmo, a musicalidade e todas as questões envolvendo conversação ganharão mais notoriedade na sua mente.

Vocabulário

O aumento do vocabulário também é um benefício em usar podcasts para aprender inglês. O melhor de tudo é que é possível pausar ou retornar o que foi dito, bem como salvar aquela publicação para não se esquecer dela. Com isso, mesmo que esteja só ouvindo o podcast, é só retornar para anotar as novas palavras.

Cultura

O conhecimento empírico conta muito no aprendizado do inglês. Entender um povo, os contextos sociais atribuídos e como a língua é aplicada na escrita e na fala, é essencial. Portanto, não pense duas vezes e clique em um podcast enquanto se desloca para o trabalho daqui em diante, combinado?

Dão um up no aprendizado

De fato, apenas ouvir podcasts não é o suficiente para chegar perto da fluência na língua estrangeira. Por isso, a equipe do Hyper identifica esse recurso como um potencializador da sua aprendizagem. Por exemplo, em uma situação em que você ouve um podcast sobre um assunto do momento e depois participa de uma aula de conversação que aborda o mesmo tema, você garante maior possibilidade de argumentar e debater sobre o assunto em inglês. Conte com a ajuda do professor!

Direto ao ponto: 6 melhores podcasts para aprender inglês

Mulher branca com blusa de alças finas, tom rosado, está com fone de ouvido headset e reage positivamente, com a cabeça, a algo que lhe foi dito no ambiente.

1 – Espresso English

Para quem é iniciante e busca podcasts para aprender inglês, o Espresso English é uma boa opção. São lições rápidas e divertidas sobre o idioma aplicadas ao dia a dia. Por lá, você atingirá um conhecimento gramatical, de vocabulário e outras dicas essenciais!

2 – Learn English Podcast from the British Council

Outra opção para os iniciantes. No Learn English Podcast from the British Council, os episódios discutem situações cotidianas e os mais empolgados podem baixar exercícios de suporte.

3 – 6 Minute English

Entre os podcasts para aprender inglês, o 6 Minute English é indicado para quem já tem uma bagagem no idioma, mesmo que pequena. O papo é sempre descontraído e a assinatura do projeto é da BBC – ou seja, grande promessa de qualidade!

4 – English Learning for Curious Minds

Você é daqueles curiosos e que ama descobrir algo novo sobre o mundo? O English Learning for Curious Minds te ajuda no aprimoramento do inglês de forma bem imersiva. Por lá, além da língua, você também amplia para novos saberes. Legal, né?

5 – The English We Speak

Mais um podcast oferecido pela BBC. No The English We Speak, o ouvinte aprende novas palavras a partir de conversas leves e interessantes. É uma excelente forma de entender em quais contextos aplicar cada palavra.

6 – Comedy Bang Bang

Vamos terminar com uma dose extra de humor? Aprender enquanto se diverte é uma alternativa bem saudável. O Comedy Bang Bang se destaca entre os podcasts para aprender inglês exatamente por ter uma estrutura diferenciada. São comediantes profissionais que, ao longo dos últimos anos, trazem conversas, improvisos e lições para o dia a dia.

Criando o hábito de ouvir podcasts

Não se contenha com essas dicas. Assim que experimentar e conhecer os podcasts para aprender inglês, sinta-se livre para pesquisar por outros novos. Por se tratar de uma plataforma de criação democrática de conteúdo, todos os dias um podcast novo aparece. Basta identificar, no seu dia, os melhores horários para ouvi-los e, então, crie o hábito.

Vale lembrar que é extremamente importante não parar de treinar. Converse em inglês, utilize as expressões e demais lições aprendidas, escreva e procure sempre avançar no nível de desafios.

E o que mais pode ser feito?

De forma alguma este artigo poderia terminar sem antes te entregar mais uma dica de ouro. Além dos podcasts para aprender inglês, é extremamente importante que você tenha o contato direto com professores e materiais de ensino de qualidade. Afinal, ter um acompanhamento do aprendizado pode influenciar positivamente nos resultados obtidos. Já sabe do que estou falando, né? Aqui no Hyper English você encontra curso de inglês online e até inglês para empresas.

Dê uma olhada na nossa plataforma de ensino e sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas.

Quer terminar esta leitura com um incentivo a mais? Nós temos! Venha experimentar por 10 dias grátis o nosso curso de inglês.

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados