Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Principais tipos de intercâmbio: descubra qual é perfeito para você!

Yasmin Freitas
22 de novembro de 2021

Saudades de viajar, né? Quem não está? Nos últimos meses, além de toda a preocupação com a saúde geral da população, os apaixonados por avião deram uma trégua obrigatória. Seja para viagens a trabalho, lazer ou estudo. Todo mundo de casa! Porém, com os avanços da medicina contra o mal que assolou o mundo nos últimos anos, a esperança está, aos poucos, retornando. Você que sempre desejou viajar para aprimorar o inglês, por exemplo, pode aproveitar este artigo para conhecer os tipos de intercâmbio. Já é hora de começar a planejar! Vamos juntos?

Veja os tipos de intercâmbio mais indicados

No gif, um homem arruma as malas para viajar, lembrando, sempre, do passaporte. O documento é essencial para realizar qualquer um dos tipos de intercâmbio.

O intercâmbio é uma oportunidade única de se ver imerso em outra cultura, aprendendo muito  além do que o idioma.

Vamos direto ao ponto? Chegou a hora de você tirar suas dúvidas sobre os principais tipos de intercâmbio que são praticados legalmente. Atente-se abaixo:

Estudo e trabalho

Você pode tirar um tempinho do Brasil e viajar rumo ao aperfeiçoamento do seu inglês. Existem vários tipos de intercâmbio que proporcionam experiências únicas e efetivas para sua vida. A primeira delas, por exemplo, permite que o aluno estude e trabalhe no local. O famoso work and travel muda de acordo com cada empresa que acolhe intercambistas. Porém, em geral, você precisará seguir uma rotina de trabalho determinada por horas semanais e, no tempo extra, poderá se dedicar ao estudo. Uma ótima maneira de dar um up no lado profissional e ainda aprender inglês imerso na cultura local.

Ensino médio

Quem nunca viu aqueles filmes colegiais norte-americanos e sonhou participar daqueles grupinhos? Não é um sonho distante, acredite! Entre os tipos de intercâmbio, há aquele modelo especializado em Ensino Médio. Jovens entre 14 e 19 anos podem cursar um semestre ou um ano do ensino médio diretamente de uma escola do exterior. Para isso, o interessado já deve ter um nível intermediário no inglês e realizar a compra do pacote com uma agência séria do mercado.

Ensino superior

Tanto para a primeira graduação quanto para realizar aquela pós-graduação ou a extensão dos sonhos, você pode contar com os tipos de intercâmbio. Procure em universidades e agências intercambistas por especializações, mestrados, doutorados ou MBAs na sua área. É uma oportunidade de elevar seu currículo, abrir horizontes no campo acadêmico e ainda aprimorar o inglês. Uma boa escolha, não?

Au Pair

Au pair é uma modalidade para intercambistas que ainda gera certas dúvidas. Adotando esse modelo, bem famoso entre os tipos de intercâmbio, você pode trabalhar e estudar em outro país. Sua estadia será na casa de uma família e, em troca, você oferece serviços para a casa e cuida das crianças. É preciso ter, na maioria das agências de intercâmbio, entre 18 e 30 anos e ensino médio completo. Mas a gente indica, obviamente, dar aquela lida com atenção no regulamento da agência de intercâmbio.

Imersão no idioma

Fazer uma imersão no idioma, de preferência por um curto período de tempo, é um dos objetivos mais recorrentes de quem busca pelos tipos de intercâmbio. Os cursos de idiomas localizados nas principais capitais de países de língua inglesa oferecem planos efetivos para esses alunos. É possível participar de atividades em grupo, aulas de conversação e gramática e outros aprendizados na cultura local. O melhor de tudo: dá pra encaixar nas semaninhas que você tirou para suas férias.

Trabalho voluntário

Você sabia que fornecer trabalho voluntário também é um dos tipos de intercâmbio pesquisados e oferecidos? Trata-se do envolvimento com um projeto social local com vagas abertas para intercambistas. Além de poder ajudar em ações necessárias para a sociedade, você dá aquele upgrade no inglês com as conversações diárias. Uma ótima maneira de ligar o estudo à gentileza, principalmente depois da pandemia, não acha? Quando tudo o que a população precisa é de cuidado um com o outro. Vale a pena!

Como escolher certo entre os tipos de intercâmbio?

É mais simples do que você pensa conseguir escolher entre os tipos de intercâmbio. Enquanto as fronteiras do mundo estão se abrindo, aproveite o tempo para avaliar com calma seus objetivos. Nós, do Hyper English, preparamos um check-list para você conseguir escolher seu próximo intercâmbio, já tomando como princípio que o idioma será o inglês:

  1. O que você mais gostaria de fazer lá fora? Estudar, trabalhar, ficar em casa de família, apenas aperfeiçoar o idioma, dentre outras possibilidades.
  2. Agora, vamos achar uma agência de intercâmbio que tenha cobertura para suas necessidades. Coloque no seu radar itens importantes como resolver o VISTO, caso este se aplique ao país escolhido.
  3. Qual é o seu orçamento para o intercâmbio? Já tem o valor ou precisará juntar por alguns meses?
  4. Durante a etapa anterior, alinhe com a agência quais são as formas de pagamento cabíveis.
  5. Dê um gás para o seu inglês ainda no Brasil. Ninguém quer chegar em uma terra desconhecida e ficar totalmente desorientado.
  6. Faça um bom planejamento. Confira o custo de vida do local, lugares para se hospedar pessoas que já passaram pela sua agência e atividades que acontecem na cidade.
  7. Prepare o emocional da família! Independentemente do tipo escolhido, explique bem o que vai acontecer e quando você retorna, bem como as formas de contato com a agência.
  8. Se jogue! Não tem idade limite para fazer intercâmbio.

Não deixe para estudar inglês só no exterior

Família Real Britânica. No gif, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, Charles, Príncipe de Gales, William, Duque de Cambridge, Catherine, Duquesa de Cambridge e, no colo de William, o Príncipe George de Cambridge, seu filho. A Rainha acena, da sacada, para a população.

Como dissemos acima, é de extrema importância já garantir certa habilidade de entendimento, escrita e conversação no inglês antes da viagem. Os tipos de intercâmbio existem para elevar o seu nível de comunicação a partir da cultura local. Entretanto, ter contato com o idioma antes é essencial.

Obviamente, nós do Hyper English queremos te ajudar muito além de decidir qual dos tipos de intercâmbio mais combinam com você. Vamos dar o suporte necessário que você precisa agora no inglês.

Qual é a melhor forma de aprimorar o inglês do Brasil?

Nós oferecemos em nossa plataforma um curso de inglês online ideal para quem pesquisa pelos tipos de intercâmbio. Além disso, no nosso material também consta o curso de inglês para empresas. São diversas possibilidades de aprendizados aplicados em um sistema moderno e preparado às necessidades dos alunos. Você aprimora o inglês ainda no Brasil, dentro da sua casa, e se prepara para quando a hora do intercâmbio chegar. Não perca tempo e fale já conosco!

Quer uma dose extra de incentivo? Venha testar nossa plataforma por 10 dias grátis e não perca a oportunidade de aprimorar seu inglês!

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados