Skip to main content

Blog do Hyper

Our Latest News

Questões de inglês no ENEM 2021: saiba o que estudar e tire a nota máxima!

Yasmin Freitas
8 de novembro de 2021

Você vai prestar o ENEM 2021? Sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio é um divisor de águas na vida de quem busca uma colocação no campo acadêmico ou até dar início a uma nova caminhada, mesmo já tendo outros diplomas ou experiências no Ensino Superior. Tanto para quem se prepara para o primeiro ENEM quanto aos mais acostumados, a alternativa mais saudável é planejar um bom e efetivo estudo. Neste artigo, o Hyper vai te ajudar a se preparar para as questões de inglês no ENEM 2021.

Como se preparar para as questões de inglês no ENEM?

Mulher branca com trajes sociais, ficando em destaque sua blusa branca, folheia um livro. Ao fundo, uma estante com outras publicações.

Se chegou até este artigo, provavelmente sua inscrição para o ENEM 2021 já está mais do que certa. O Exame, neste ano, acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, com conhecimentos ligados a diversas áreas. É importante anotar que as questões de inglês no Enem aparecem logo no primeiro sábado, 21 de novembro. Se este foi o seu idioma escolhido, vamos te ajudar a desmistificar o estudo trazendo dicas importantes e assuntos recorrentes. Falta pouco tempo, mas com organização e dedicação, você atingirá bons resultados!

Dê uma olhada nas provas anteriores

Olhar as questões de inglês no ENEM que já foram cobradas nos anos anteriores pode dar um norte excelente. Principalmente com os últimos exames aplicados, correspondentes aos anos de 2018, 2019 e 2020. Não sabe achar esse histórico? Basta entrar no acervo de provas e gabaritos disponibilizado no próprio site do Governo. Essa análise vai ajudar na hora de treinar a leitura, entender como os enunciados são elaborados e, claro, a dar mais segurança no dia do ENEM 2021.

Atenção extra na leitura

Uma boa leitura vai te ajudar grandiosamente na realização das questões de inglês no Enem. Além das provas anteriores, procure e leia textos em inglês de diferentes gêneros. Por exemplo: crônicas, notícias, tirinhas, poesias e até textos de blogs pessoais podem ampliar seu conhecimento. Você deve estar se perguntando o porquê. A resposta é bem simples: o ENEM espera muito da sua boa interpretação textual. Tranquilize-se, pois voltaremos a falar dessa etapa mais à frente neste artigo.

O tempo para concluir a prova

Para muitas pessoas, principalmente àquelas que nunca realizaram o ENEM anteriormente, o fator tempo pode ser crucial. Não deixe as questões de inglês no Enem por último. Por mais que estejam em menor quantidade, prefira fazer uma boa administração do tempo desde o início a adiar a conclusão daquilo que tem segurança.

Contextualização pode te salvar

Saber de cor todas as regras gramaticais e vocabulário pode se tornar uma pressão e um desestimulante preocupante para sua prova. Afinal, conhecer uma língua demanda muito esforço. Faltando pouco tempo para você resolver as questões de inglês no ENEM 2021, foque em saber contextualizar. Não se preocupe com a tradução para o português de todas as palavras, e sim o que cada uma representa dentro do contexto em que foi lida.

Não deixe escapar essas dicas importantes!

Mulher branca com uma blusa de mangas longas e calça preta. Aos pés, sapatilhas pretas. Ela está sentada com a abertura completa das pernas, enquanto movimenta a cintura, o colo e a cabeça. As duas mãos seguram um livro, o que, no artigo, faz alusão ao estudo para as questões de inglês no ENEM.

Duas técnicas de leitura para questões de inglês no Enem

Se recorda quando falamos aqui sobre a imprescindibilidade de uma boa leitura das questões de inglês no Enem? Existem dois métodos eficientes e testados por outros alunos, em exames anteriores, que vão ajudar. O primeiro deles, o método skimming, condiz com a leitura rápida para entender do que aquele texto fala de forma generalizada. O segundo, e também consequente ao primeiro, o scanning. Essa leitura foca em achar informações necessárias para as perguntas. Primeiro você entende, depois as respostas são localizadas. Seja amigo do tempo!

Esteja antenado aos acontecimentos no mundo

Além da interpretação textual, o ENEM se alinha, necessariamente, às questões globais em que estamos inseridos. Não só para a redação, viu? Ir atrás de informações pode ajudar nas questões de inglês no Enem. Acesse portais estrangeiros, saiba o que está acontecendo e, se possível, busque comentários relacionados. Esse costume estendido para o pós-ENEM também vai ampliar seus conhecimentos, tanto na língua quanto nos contextos sociais.

Se você ainda não entendeu a importância desta leitura para o ENEM 2021 em si, nós te explicamos: alguns textos podem ser retirados dessas ocasiões. Caso não sejam, você já fica preparado o suficiente para interpretar dados e acontecimentos.

Assista aos relatos de quem já fez o exame

Use e abuse das redes sociais para achar relatos, em textos ou vídeos, de quem já prestou o ENEM em outros anos. Aquela famosa máxima do “só quem já viveu, sabe”, funciona aqui. Pegue uma caneta e papel, ou abra o bloco de notas do seu celular, e anote as dicas mais importantes que ouvir. Obviamente, lembrar-se de tudo no dia do EXAME, perante tanta informação, pode parecer utopia. Porém, é de grande expectativa que tais dicas fiquem guardadas com você mesmo que não perceba.

Um dia antes, relaxe a cabeça!

Na véspera do ENEM 2021, use o tempo para descansar e relaxar sua mente. Uma noite mal dormida pode – e vai – atrapalhar a realização do exame. Realize atividades que te façam bem, se hidrate e faça o planejamento para não chegar atrasado no dia seguinte. Ah, ouvir aquela musiquinha em inglês, mesmo sem o propósito de estudar para as questões de inglês no ENEM, cria um atmosfera empolgante, não acha?

Os 5 temas mais recorrentes nas questões de inglês no ENEM

1 – Vocabulário

Tenha, desde já, o costume de ler textos em inglês. Além de facilitar a interpretação, tal atividade contribui para a extensão do vocabulário. Como dito aqui, querer conhecer todas as palavras em inglês pode prejudicar. Tenha em mente saber interpretar e contextualizar, antes mesmo de simplesmente traduzir.

2 – Interpretação textual

Dentro da interpretação textual das questões de inglês no ENEM, lembre-se de aplicar os métodos já aprendidos. A resposta pode ser extraída do texto ou a partir da dedução de quem o interpreta. Mantenha a atenção!

3 – Pronomes

Os pronomes pessoais são bem recorrentes no ENEM. Atente-se para as questões de inglês que conhecemos como subject pronouns (de sujeito) e object pronouns (de objeto).

4 – Conectores

As linking words conectam as frases para dar, então, o sentido esperado. Elas contrastam, exemplificam ou até resumem uma ideia. Nas questões de inglês no ENEM, encontre os conectores como preposições, advérbios, conjunções ou outras expressões que imprimem o mesmo objetivo.

5 – Tempos verbais

Saiba diferenciar os tempos verbais. Alguns exemplos são: simple present, simple past, simple future e suas derivações.

Quiz: teste seus conhecimentos em inglês para as questões de inglês no ENEM

Mulher negra, com cabelo Chanel, pisca um dos olhos para quem a entrevista, dando a entender uma comunhão de pensamentos. A mulher é conhecida na indústria da música, moda e empreendedorismo como Rihanna.

Questão 5 (ENEM, 2018)

1984 (excerpt)
‘Is it your opinion, Winston, that the past has real
existence?’ […] O’Brien smiled faintly. ‘I will put it more
precisely. Does the past exist concretely, in space? Is
there somewhere or other a place, a world of solid objects,
where the past is still happening?’

‘No.’
‘Then where does the past exist, if at all?’
‘In records. It is written down.’
‘In records. And — —?’
‘In the mind. In human memories.’
‘In memory. Very well, then. We, the Party, control all
records, and we control all memories. Then we control the
past, do we not?’

O romance 1984 descreve os perigos de um Estado
totalitário. A ideia evidenciada nessa passagem é que o
controle do Estado se dá por meio do(a):

(A) boicote a ideais libertários.
(B) veto ao culto das tradições.
(C) poder sobre memórias e registros.
(D) censura a produções orais e escritas.
(E) manipulação de pensamentos individuais.

(Resposta: alternativa C)

Questão 3 (ENEM, 2019)

In this life
Sitting on a park bench
Thinking about a friend of mine
He was only twenty-three
Gone before he had his time.
It came without a warning
Didnꞌt want his friends to see him cry
He knew the day was dawning
And I didnꞌt have a chance to say goodbye.
(MADONNA. Erotica. Estados Unidos: Maverick, 1992.)

A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar
sentimentos e emoções da vida cotidiana. Por exemplo,
o sofrimento retratado nessa canção foi causado

(A) pela morte precoce de um amigo jovem.
(B) pelo término de um relacionamento amoroso.
(C) pela mudança de um amigo para outro país.
(D) pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.
(E) pela traição por parte de pessoa próxima.

(Resposta: alternativa A)

Questão 3 (ENEM, 2020)

A Mother in a Refugee Camp
No Madonna and Child could touch
Her tenderness for a son
She soon would have to forget…
The air was heavy with odors of diarrhea,
Of unwashed children with washed-out ribs
And dried-up bottoms waddling in labored steps
Behind blown-empty bellies. Other mothers there
Had long ceased to care, but not this one:
She held a ghost-smile between her teeth,
and in her eyes the memory
Of a mother’s pride… She had bathed him
And rubbed him down with bare palms.
She took from their bundle of possessions
A broken comb and combed
The rust-colored hair left on his skull
And then — humming in her eyes — began carefully
[to part it.
In their former life this was perhaps
A little daily act of no consequence
Before his breakfast and school; now she did it
Like putting flowers on a tiny grave.

(ACHEBE, C. Collected Poems. New York: Anchor Books, 2004.)

O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão
sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra
civil em seu país. Essa reflexão é construída no poema
por meio da representação de uma mãe, explorando a(s):

(A) demonstração de orgulho por não precisar pedir doações.
(B) descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida.
(C) aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho.
(D) consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido.
(E) impressões sensoriais experimentadas no ambiente.

(Resposta: alternativa E)

 

Agora que chegou até aqui e testou seus conhecimentos, que tal investir no inglês? Indo além das questões de inglês no ENEM 2021, o conhecimento do idioma te ajudam também na carreira profissional. Nós, do Hyper English, te oferecemos uma plataforma recheada de conteúdos e adaptada às necessidades do seu aprendizado.

Quer conhecer um pouquinho melhor sem compromisso de fidelidade? Veja o curso de inglês online e aproveite nossa plataforma por 10 dias grátis. Além do ENEM, em Novembro também acontece a Black Friday e claro que não ficaríamos de fora.

Nesta Black Friday, você ainda pode aproveitar para pagar apenas R$99/mês durante 1 ano no nosso curso. No mais, desejamos uma excelente prova e que o resultado do ENEM 2021 lhe traga ótimos frutos!

Comentários (0):

No Comments yet!

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados